Informe do Dia: PM da UPP bate em moradores da Mineira e diz ter sido agredido
POR FERNANDO MOLICA
Rio - Um policial da UPP do São Carlos foi filmado na manhã de ontem ao agredir dois moradores do Morro da Mineira, que integra o complexo de favelas entre o Centro e o Catumbi. As imagens mostram que ele, na quadra da Associação de Moradores, desfere uma cotovelada em um homem (no alto) e empurra uma mulher que tentara socorrer a primeira vítima. Segundo a Secretaria de Segurança, o PM que foi afastado do serviço e responderá a procedimento disciplinar, alegou haver sido agredido pelas duas pessoas e por um terceiro morador.
Foto: Reprodução do Youtube
Levados pelo soldado e por outros policiais para a 6ª DP, os três foram autuados por resistência e agressão. De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, a PM fora chamada para evitar que um homem armado com uma faca atacasse sua ex-mulher. Sem saber do que se tratava, moradores teriam hostilizado os soldados. O pivô da confusão fugiu.
Policial de UPP é afastado após denúncia de agressão a moradores no morro da Mineira
Um policial da UPP do São Carlos foi filmado na manhã de ontem ao agredir dois moradores do Morro da Mineira, que integra o complexo de favelas entre o Centro e o Catumbi. As imagens mostram que ele, na quadra da Associação de Moradores, desfere uma cotovelada em um homem e empurra uma mulher que tentara socorrer a primeira vítima. Segundo a Secretaria de Segurança, o PM que foi afastado do serviço e responderá a procedimento disciplinar, alegou haver sido agredido pelas duas pessoas e por um terceiro morador.
Levados pelo soldado e por outros policiais para a 6ª DP, os três foram autuados por resistência e agressão. De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, a PM fora chamada para evitar que um homem armado com uma faca atacasse sua ex-mulher. Sem saber do que se tratava, moradores teriam hostilizado os soldados. O pivô da confusão fugiu.
Moradores gravam vídeo para denunciar suposta violência de PM da UPP da Mineira, no Rio por vídeos RJ no Videolog.tv.
http://sospoliciaismilitares.blogspot.com.br/
Policial de UPP é afastado após denúncia de agressão a moradores no morro da Mineira
Confusão foi filmada e vídeo foi postado na internet; 3 pessoas foram detidas
Do R7 | 09/01/2013 às 12h34
Um policial militar foi afastado do serviço pelo comando das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), nesta quarta-feira (9), após ser flagrado em um vídeo gravado por um morador agredindo um homem que foi preso na quadra da Associação de Moradores do Morro da Mineira, no Catumbi, zona norte do Rio de Janeiro. Uma mulher que estaria impedindo a prisão também foi agredida pelo mesmo PM.
De acordo com a assessoria da Coordenadoria das UPPs, por volta das 8h de terça-feira (8) uma equipe da UPP São Carlos foi checar a denúncia de que um homem ameaçava a ex-mulher com uma faca na favela vizinha. Com a chegada dos PMs, o homem conseguiu fugir para a quadra da associação. No local, ele foi dominado pelos policiais e algemado, mas teria resistido à prisão. Uma mulher e outro homem, que seria pai dela, chegaram ao local e passaram a discutir com os PMs.
A confusão aumentou com a chegada de mais moradores e um deles usou um telefone celular para registrar a ação. Nas imagens, o homem dominado e algemado leva uma cotovelada no rosto do PM. Em seguida, uma mulher, supostamente para defender o homem preso, dá socos nas costas do policial, que se volta para ela, agarra o seu pescoço e a afasta de forma violenta.
O preso é levado para a viatura sob os protestos da comunidade. De acordo com a coordenadoria das UPPs, três pessoas foram encaminhadas para a Delegacia de Cidade Nova (6ª DP) e foram autuadas por resistência à prisão e lesão corporal. A denúncia de agressão ainda está sendo apurada.
Postado na terça-feira no site Youtube, o vídeo já tinha mais de 13 mil visualizações até 13h30 desta quarta-feira.http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/militar-de-upp-e-afastado-apos-agredir-morador-no-morro-da-mineira-20130109.html
Assista ao vídeo:
Moradores gravam vídeo para denunciar suposta violência de PM da UPP da Mineira, no Rio por videosrj noVideolog.tv.
Policial da UPP da Mineira é afastado
- Ele aparece em vídeo agredindo moradores da região
RIO - Após aparecer em um vídeo na Internet agredindo moradores da comunidade da UPP da Mineira, na Zona Norte, um policial militar foi afastado na tarde desta terça-feira. As imagens foram gravadas por um morador que viu o tumulto. Segundo a assessoria de imprensa das UPPs, o policial responderá a um processo disciplinar devido às agressões. Segundo a assessoria, os policiais atenderam a uma ocorrência às 8h de terça-feira, de agressão a uma mulher, crime previsto na Lei Maria da Penha. O acusado teria fugido em direção à associação de moradores, segundo a PM, com uma faca.
Quando a polícia chegou ao local, moradores não sabiam do que se tratava e avançaram contra os policiais. Teve início uma briga, e o policial aparece agredindo moradores da região. Três pessoas foram levadas à 6ª DP (Cidade Nova) e foram autuadas por resistência, entre elas as duas que aparecem sofrendo agressão do policial.
http://oglobo.globo.com/rio/policial-da-upp-da-mineira-afastado-7241004
Nenhum comentário:
Postar um comentário