O que é Ejaculação precoce?
A ejaculação precoce ocorre quando um homem tem um orgasmo mais cedo do que ele ou a parceira desejariam durante a relação sexual.
Causas
A ejaculação precoce é uma queixa comum. Raramente, é causada por um problema físico.
A ejaculação precoce no começo de um relacionamento normalmente é causada por ansiedade e excesso de estímulo. Culpa e outros fatores psicológicos também podem estar envolvidos. O problema normalmente melhora sem tratamento.
Exames
Normalmente, não há descobertas anormais com o problema. O médico pode obter informações mais úteis entrevistando a pessoa ou o casal.
Sintomas de Ejaculação precoce
O homem ejacula mais cedo do que ele ou sua parceira desejariam (prematuramente). Isso pode ocorrer desde antes da penetração até logo após a penetração. Essa rapidez pode deixar o casal insatisfeito.
Buscando ajuda médica
Marque uma consulta com seu médico se estiver tendo problemas com a ejaculação precoce e se técnicas como as descritas acima não funcionarem.
Tratamento de Ejaculação precoce
Prática e relaxamento devem ajudá-lo a lidar com o problema. Alguns homens tentam se distrair com pensamentos não sexuais (como nomes de jogadores de futebol e recordes) para evitar que a excitação ocorra muito rápido.
Há muitas técnicas úteis que você pode tentar.
O método "parar e começar":
- Essa técnica consiste em estimular sexualmente o homem até que ele sinta que está quase atingindo o orgasmo. Pare a estimulação por cerca de 30 segundos e comece novamente. Repita esse padrão até que o homem queira ejacular. Na última vez, continue a estimulação até que o homem atinja o orgasmo.
O método do "aperto":
- A técnica consiste em estimular sexualmente o homem até que ele reconheça que está quase ejaculando. Nesse momento, o homem ou sua parceira aperta suavemente a parte final do pênis (onde a glande se encontra com o eixo) por vários segundos. Pare a estimulação sexual por cerca de 30 segundos e comece novamente. A pessoa ou o casal pode repetir esse padrão até que o homem queira ejacular. Na última vez, continue a estimulação até que o homem atinja o orgasmo.
Antidepressivos, como o Prozac e outros inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRSs), podem ser úteis porque um de seus efeitos colaterais é prolongar o tempo necessário para chegar à ejaculação.
Você pode aplicar uma pomada anestésica local no pênis para reduzir o estímulo. A diminuição da sensibilidade no pênis pode retardar a ejaculação. Usar preservativos também pode ter esse efeito em alguns homens.
Se essas técnicas de distração causarem dificuldades para manter a ereção, os medicamentos usados para a disfunção erétil podem ajudar.
A avaliação feita por um terapeuta sexual, psicólogo ou psiquiatra pode ajudar alguns casais.
Expectativas
Na maioria dos casos, o homem consegue aprender a controlar a ejaculação através de instrução e praticando as técnicas simples aqui descritas. A ejaculação precoce crônica pode ser um sinal de ansiedade ou depressão. Um psiquiatra ou psicólogo pode ajudar a tratar esses problemas.
Complicações possíveis
- A ejaculação muito precoce, antes que o homem consiga penetrar na vagina, pode impedir um casal de ter filhos.
- A falta de controle contínua da ejaculação pode fazer com que um dos parceiros ou ambos se sintam sexualmente insatisfeitos. Pode levar a uma tensão sexual ou conflito no relacionamento.
Prevenção
Não existe nenhuma maneira de prevenir esse distúrbio. No entanto, relaxar pode diminuir a probabilidade de ocorrência.
Técnica de distração | |
Durante o ato sexual, o homem é orientado a fixar o pensamento em alguma situação que o desligue de sexo, como em morte de alguém, ou em alguma mulher que não o agrada ou em contas bancárias. Assim que perceba que a ereção está se desfazendo, volta a se fixar na parceira. Deve usar essa distração, algumas vezes, para poder prolongar o tempo de penetração antes da ejaculação. | |
Técnica de compressão | |
O homem deve comprimir a base da glande (cabeça do pênis) por 4 a 5 segundos imediatamente após a primeira sensação de maior excitação. Com esse procedimento vai dificultar a entrada de sangue no pênis e retardar um pouco a ejaculação. | |
Técnica stop-start | |
Consiste em orientar o homem a ficar na posição superior à parceira para poder ter controle do movimento sexual. Deve iniciar a penetração e parar completamente os movimentos próximo ao momento de maior excitação. Pode usar a técnica de distração concomitantemente. |
Ejaculação Precoce - tenho um problema?
Alguns homens ficam ou estão confusos entre a impotência sexual e a ejaculação precoce. Basicamente, a impotência sexual é a inabilidade em atingir-se ou manter-se uma erecção por tempo suficiente para completar um acto sexual satisfatório. A ejaculação precoce acontece quando um homem ejacula muito cedo durante o acto sexual, ou em casos mais graves, antes da penetração sequer ocorrer.
Se está confuso sobre se sofre de impotência sexual ou de ejaculação precoce, a melhor coisa a fazer é verificar os sintomas e depois contactar um médico. O nosso médico disponível online pode ajudar-lhe a responder as suas perguntas e diagnosticar a sua condição, tal como receitar um tratamento ou dar-lhe conselho sobre como ultrapassar o problema da ejaculação precoce.
Sintomas da ejaculação precoce
Se pensa ter ejaculação precoce, compare os seus sintomas aos seguintes em baixo. Para sua informação, a ejaculação precoce é uma área não muito clara no que diz respeito ao diagnóstico, pois cada indivíduo tem expectativas diferentes. Um homem pode pensar que o sexo que acaba em menos de 10 minutos é um desempenho péssimo, enquanto que outro pode pensar que o sexo que dura menos de 20 minutos é muito mau.
Aqui estão os sintomas básicos:
- Se você ejacular antes de você ou a sua parceira estarem satisfeitos, então pode ser considerado como ejaculação precoce. Esta afirmação pode ser “moldada” dependendo de cada casal e das suas expectativas;
- Os profissionais médicos normalmente concordam que se a ejaculação ocorre em menos de 2 minutos, então tem um problema sério. Se consegue manter uma erecção por mais tempo que isto, mas o seu tempo de desempenho foi significativamente reduzido, então poderá também sofrer de um problema sério;
Ejaculação precoce ao longo da vida
Esta forma de ejaculação precoce pode ser ou hereditária ou como resultado de comportamentos aprendidos duanre a infância. Os problemas de comportamento podem vir de um ambiente muito estricto ou rigoroso, onde o sexo é visto como algo impuro, ou simplesmente o acto de masturbação muito rápida durante a adolescência, para evitar ser-se apanhado. Estes sentimento e comportamentos depois continuam na idade adulta e podem ser muito difícieis de se quebrarem.
- Se você sofre de ejaculação precoce ao longo da vida, a sua ejacualção pode ocorrer no espaço de um minuto da penetração ou mesmo antes;
- Tem uma inabilidade em retardar a ejaculação após a penetração vaginal;
- Sofre de sentimentos de angústia, frustração e ansiedade após e antes do sexo;
Ejaculação precoce secundária
Esta forma de ejaculação precoce é algo que se forma devido a razões psicológicas ou físicas. Estes são os sintomas:
- Ejaculação persistente com estimulação mínima ou pouco depois da penetração;
- A ejaculação precoce mesmo depois de ter tido relacções sexuais saudáveis anteriormente;
- Sentimentos de angústia pessoal que podem desenvolver em problemas de relacionamento;
Se sofre de algum dos sintomas acima, a melhor coisa a fazer é conversar com o seu médico. Com a sua ajuda, você pode encontrar a razão do seu problema e descobrir o melhor tratamento para a ejaculação precoce. Poderá ser uma causa física ou uma causa psicológica, logo poderá necessitar de formas de tratamento diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário