domingo, 16 de dezembro de 2012

Traficantes usam grávidas, menores, moto táxi para transportar Drogas e armas no Rio de Janeiro



SÁBADO, 15 DE DEZEMBRO DE 2012

Tráfico usa grávidas e menores de idade para transportar drogas entre favelas

Traficantes de uma das principais facções criminosas do Rio estão usando jovens menores de idade — algumas delas, grávidas — para transportar drogas entre comunidades de todo o estado. Nos últimos dez dias, duas adolescentes foram interceptadas com crack, cocaína e maconha. Na semana passada, uma adolescente de 17 anos com seis meses de gestação carregava um quilo de cocaína em 720 cápsulas, guardadas em duas bolsas.
Ela foi apreendida por policiais da 29ª DP (Madureira) ao desembarcar na estação de trem da Central do Brasil, e conduzida à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). De acordo com a polícia, a adolescente saiu da Favela de Antares, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, e levava a cocaína para a favela da Reta, em Itaboraí.
Na última quinta-feira, outra menor de 17 anos foi apreendida enquanto saía do Morro da Congonha, em Madureira. Numa mochila, ela levava aproximadamente um quilo de drogas, entre crack, cocaína e maconha, que seriam levadas para outra favela.
De acordo com a investigação, pelo menos cinco garotas, conhecidas como “mulas”, fazem esse tipo de transporte de drogas, cobrando R$ 300 pelo trajeto. Elas também transportam armas.
— O tráfico usa menores para não despertar suspeitas. Elas fazem as travessias com pequenas cargas, para não chamar muito a atenção — diz o delegado Rui Barboza, titular da 29ª DP.
Ainda segundo a polícia, a Favela de Antares se tornou o principal ponto de preparação de drogas para venda da facção criminosa do estado, após a ocupação policial das favelas de Manguinhos, Jacarezinho e Mandela, na Zona Norte, ocorrida em 14 de outubro. Depois de embalada, a droga é levada para abastecer outros pontos de tráfico da facção no estado do Rio.
Claudemir Silva Paixão, o Negão da Doze, de 45 anos, é um dos alvos da investigação. Chefão do tráfico no Morro da Congonha, em Madureira, ele é apontado como o responsável pelos dois carregamentos de droga apreendidos com menores pela 29ª DP nos últimos dez dias.
De acordo com as investigações, o traficante estaria perambulando por comunidades dominadas pela sua facção. A polícia, inclusive, não descarta a possibilidade de que ele esteja escondido na Favela de Antares.
O traficante é apontado como um dos responsáveis pela morte do traficante Márcio Amaro de Oliveira, o Marcinho VP, assassinado há nove anos no presídio Bangu 3.
Negão da Doze está foragido desde 2010, quando saiu da cadeia, beneficiado pelo regime semiaberto, e não voltou. Ele foi condenado a 43 anos de prisão, por tráfico de drogas e furto qualificado e possui uma extensa ficha criminal, por crimes praticados desde 1986.
O traficante possui quatro mandados de prisão, por tráfico de drogas, homicídio e sequestro. O Disque-Denúncia oferece recompensa de R$ 2 mil por informações que levem à sua prisão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário