quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Rins como limpar os Rins, combate doença Cardíaca, hipertensão Cólica menstrual naturalmente, Emagrecer naturalmente com Salsa



Salsa


planta medicinal Salsa de nome cientifico (Petroselinum crispum) usa-se para aliviar inflamações do figado e do baço. É hemostática. A salsa triturada detém o fluxo de sangue pelo nariz e de feridas; é depurativa; combate infecções urinárias (Ler: Chá de Salsa Para Infecção Urinária); controla o excesso de açucar nos diabéticos, tomando sumo cru três vezes por dia.
Em infusão (30 gr de sementes de salsa numa chávena de água a ferver), tomada três vezes por dia, é útil em casos de retenção de urina e climatério na mulher. A infusão combate gases, flatulência e acidez do estômago, alivia a dor da menstruação. Em cataplasma melhora feridas, abcessos e contusões.
Uma mistura de salsa, azeite e sal introduzida no dente acalma a dor produzida pela carie. Uma folha de salsa fresca e picada na zona dorida alivia as picadas de insectos. As folhas usam-se tambem como condimento. Os talos da salsa ajudam a emagrecer pois são diuréticos.
Em infusão aliviam as cólicas de bexiga e, em emplastros, curam contusões. É diurética e benéfica para os rins. Para regular a menstruação, extrai-se dassementes de salsa uma substância chamada apiol que, por ser perigosa, está reservada a usos farmacológicos. Elimina o mau hálito. Não se recomenda a mulheres que estão a amamentar, pois (seca o leite).
Contém tanta vitamina A e vitamina C que tem sido reconhecida como anticancerígena; também contém ferro e manganésio. Em cataplasma (triturar vários raminhos de salsa), colocado sobre a pele, cura equimoses. Não se deve consumir sementes durante a gravidez (é abortiva).

RAIZ DE SALSA

FOTO DE SALSA DE RAIZ GROSSA
As raízes de salsa comidas como nabos têm sido usadas em doenças renais e inflamações da próstata porque activam o aparelho urinário. Sendo diurético será bom para prevenir pedras renais (litíase) e cistites.  Uma infusão de raízes e sementes pode ser tomada após o parto para estimular a lactação e para contrair o útero;
- Laxativo suave;
- Anemias e convalescenças;
- Para infecções oculares;
- em sumo pode aliviar dores de dentes ou de ouvidos;
-  previne a queda de cabelo e caspa;

PROPRIEDADES MEDICINAIS

Propriedades medicinais: Digestiva, Carminativa ( eliminação de gases ), Diurética, Depurativa, Emenagoga ( promove a menstruação ), Anti-inflamatória, Anti-caspa. Assim é indicada para inflamações das vias urinárias, cálculos renais, retenção de líquidos, alterações menstruais como amenorreias e dismenorreias , espasmos digestivos, estimulante do apetite – aumenta o fluxo sanguíneo do estômago e útero.
CHÁ DE SALSA – RECEITA1 xícara de água a ferver onde se adiciona 1 colher de salsa picada ou raiz de salsa ( se encontrar a raiz use-a, se não, pode usar a salsa que ela tem a mesma função). Abafe durante 8 minutos e beba. O ideal são 2 xícaras ao dia. Se por acaso tiver cabelo de milho, acrescente alguns fiozinhos no chá. Ele também é diurético.

FOLHA DE SALSA

Venerada pelos gregos como uma erva sagrada, promove a eliminação de desperdícios, é uma boa fonte de ferro e também é rica em Vitamina C.
Salsa (crua)
Valor nutricional por 100 g (3,5 oz)
Energia151 kJ (36)
Carboidratos6,3 g
Açúcares0,9 g
Fibra dietética3,3 g
Gordura0,8 g
Proteína3,0 g
Tiamina (Vit. B1)0,1 mg (8%)
Riboflavina (Vit. B2)0,2 mg (13%)
Niacina (Vit. B3)1,3 mg (9%)
Ácido pantotênico (B5)0,4 mg (8%)
Vitamina B60,1 mg (8%)
Folato (Vit. B9)152 mg (38%)
Vitamina C133,0 mg% (222)
Vitamina K1640,0 mg% (1562)
Cálcio138,0 mg (14%)
Ferro6,2 mg (50%)
Magnésio50,0 mg (14%)
Fósforo58,0 mg (8%)
Potássio554 mg (12%)
Zinco1,1 mg (11%)
As porcentagens são relativas ás recomendações da E.U.para adultos.Fonte: USDA Nutrient database
São estes alguns dos benefícios da Salsa.



Conheça os inúmeros benefícios da salsa

salsaHoje vamos falar um pouco sobre a salsa, tempero tão utilizado em sopas, omeletes, carnes, peixes, aves, entre diversas outras receitas.  Além de dar um sabor especial à comida, ela é também utilizada para decorar alguns pratos.
O que pouca gente sabe, é que esse tempero tem inúmeras vitaminas, nutrientes e sais minerais, sendo tão benéfica para o nosso organismo.  Ela é rica em vitamina A, B1, B2, C e D e os sais minerais encontrados nela são cálcio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio e ferro, além de propriedades antioxidantes, que retardam o envelhecimento das células.
Entre os benefícios, a salsa evita a formação de pedras nos rins, é estimulante e diurética, funciona como calmante, alivia o mau hálito, ajuda combater a hemorragia nasal, ajuda na digestão, promove o enriquecimento da pele, combate a formação de gases e a fermentação intestinal, previne o câncer, trata acne juvenil, clareia sardas e ainda auxilia no tratamento da hipertensão.
E se ingerida em forma de chá, é capaz de tratar febres, retenção de urina e obesidade. Ainda são boas para a memória e favorecem a digestão. Com tantas vantagens assim, não custa acrescentar um pouquinho desse tempero na sua refeição diária, não é?
(Bom saber: 100 gramas de salsa fornecem cerca de 40 calorias)

http://www.entrenalinea.com.br/conheca-os-inumeros-beneficios-da-salsa/


Utilize a salsa para desintoxicar seus rins.

Os rins filtram o sangue para retirar para remover o sal e outras substâncias intoxicantes que entram no organismo. Com o tempo o sal se acumula e é necessário fazer uma limpeza dos rins.
Temos uma dica para você realizar essa limpeza por menos de R$1,00 e é bem simples. O que acha?
Pegue um maço de salsa e lave bem. Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa. Ferva por 10 minutos e deixe esfriar. Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira.
Beba um copo todos os dias, e você vai notar que o sal e outros resíduos acumulados nos rins saem na urina.
O suco de salsa é uma bebida natural, pode ser tomado com outros sucos, 3 vezes ao dia.
As folhas podem ser mantidas no congelador, e seu uso é recomendado na culinária diária, pois além de saudáveis, dão ótimo sabor a qualquer receita.
Benefícios da Salsa
Há muitos anos a salsa é reconhecida como o melhor tratamento de limpeza dos rins e é um remédio natural. Possui propriedades terapêuticas pouco reconhecidas. Ela contém mais vitamina C do que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166mg por 100g – 3 vezes mais que a laranja). Ela também contém ferro (5.5mg /100g), magnésio (2.7mg / 100g), cálcio (245mg / 100g) e potássio (1mg / 100g) .
É recomendada para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual.
Para conhecer um pouco mais sobre a salsa através da pesquisa feita pelo Fundão: http://www.bioqmed.ufrj.br/conteudo_view.asp?id=136

Os benefícios da salsa
SALSA LIMPA OS RINS E DESINTOXICA COM UM BAIXO CUSTO

Os anos passam e nossos rins vão filtrando nosso sangue para remover o sal e outros intoxicantes que entram no organismo. 
Com o tempo, o sal se acumula e precisamos de uma limpeza. 

Como fazer isso?

De um modo simples e barato: 
Pegue um maço de salsa e lave bem. 
Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa. 
Ferva por 10 minutos e deixe esfriar. 
Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira.
Beba um copo todos os dias, e você vai perceber que o sal e outros venenos acumulados nos rins saem na urina.
Você vai notar a diferença!
Há muitos anos a salsa é reconhecida como o melhor tratamento de limpeza dos rins.
E é um remédio natural!

Sobre a Salsa

A salsa é uma das ervas com propriedades terapêuticas menos reconhecidas. 
Ela contém mais vitamina C do que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166mg por 100g).
Isso é três vezes mais que a laranja.
A salsa contém também ferro (5.5 mg/100g), magnésio (2.7 mg/100g), cálcio (245 mg/100g) e potássio (1 mg/100g).
Essa planta é um poderoso diurético, curando a retenção de água no organismo, sendo recomendada para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual. 
Sua alta concentração de vitamina C ajuda na absorção de ferro.
O suco de salsa, sendo uma bebida natural pode ser tomado misturado com outros sucos 3 vezes ao dia.
As folhas podem ser mantidas no congelador, e seu uso é recomendo na culinária diária, pois além de saudáveis, dão ótimo sabor a qualquer receita.

Dicas para Emagrecer Usando a Salsa


A salsa é uma das ervas com propriedades terapêuticas menos reconhecidas. Ela contém mais vitamina C do que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166mg por 100g).
Isso é três vezes mais que a laranja.

 



Rica em vitamina C, emagrecedora  como condimento ou suco em pequenas doses. Possui sais minerais, é tônica e estimulante, sendo indicada para todas as pessoas independente de peso.


Veja como fazer sua dieta para emagrecerutilizando a salsa:


Basta beber o chá dessa planta diariamente. Para preparar o chá de salsa é preciso 4 colheres de sopa de salsa, meio litro de água fervente e 1 limão.


Adicione a salsa na água fervente, e deixe a solução descansar por 10 minutos. Retire as folhas e pingue 3 gotas de limão. Beba o chá após as refeições, durante 2 semanas.


A salsa, de nome científico Petroselinum crispum, é indicada para indivíduos que querem emagrecer, pois possui propriedades diuréticas. Além deemagrecer, a salsa proporciona outros benefícios a saúde, como controlar o açúcar no sangue e aliviar inflamações no fígado.


Veja outros benefícios da salsa:


Os anos passam e nossos rins vão filtrando nosso sangue para remover o sal e outros intoxicantes que entram no organismo.


Com o tempo, o sal se acumula e precisamos de uma limpeza. Como fazer isso?


De um modo simples e barato: Pegue um maço de salsa e lave bem.


Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa. Ferva por 10 minutos e deixe esfriar. Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira.


Beba um copo todos os dias, e você vai perceber que o sal e outros venenos acumulados nos rins saem na urina.
Você vai notar a diferença!


Há muitos anos a salsa é reconhecida como o melhor tratamento de limpeza dos rins. E é um remédio natural!




Benefício da Salsa na limpeza dos rins

 
 
 
 
 
 
Rate This

Assista ao vídeo de Armando Falconi onde ele comenta sobre os benefícios da Salsa na limpeza dos Rins



Salsa pode combater as doenças do coração

Componentes químicos do tempero mais comum da mesa brasileira impedem a formação de coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames.
Beatriz CastroRio de Janeiro
Tamanho da letra
É notícia boa. E vem das universidades brasileiras: sabores variados e saúde em dia têm tudo a ver. Os pesquisadores não precisaram ir longe para encontrar as primeiras pistas.

“Salsa batidinha por cima do salpicão, do arroz de forno. Eu uso salsa para tudo, porque ela também faz bem para o coração”, diz a aposentada Dirce Corrêa.

No Mercadão de Madureira, na Zona Norte do Rio, o conhecimento é passado de geração em geração. Dona Dirce, dona Olinda, dona Célia, dona Fátima: vidas inteiras dedicadas às ervas brasileiras.

“A salsa serve para tempero e serve para os rins. O chá é um santo remédio para expelir pedras dos rins”, afirma a feirante Fátima Barros.

Que a salsa era boa para os rins, a ciência já sabia. Mas uma pesquisa com moradores do estado do Rio surpreendeu os especialistas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O farmacêutico Douglas Chaves descobriu o que estava na boca do povo: a salsa, além de diurética, afina o sangue.

“Nós observamos que a população utiliza essa espécie para fins medicinais e, principalmente, para o afinamento do sangue”, conta o farmacêutico.

Será? O jeito foi pesquisar. “Fazemos um processo de extração das substâncias da salsinha através do cozimento da planta realizado sob um aquecimento”, explica o farmacêutico Douglas Chaves.

A pesquisa trouxe uma descoberta sensacional: o tempero mais comum da mesa brasileira pode combater um dos males mais comuns da Humanidade: as doenças cardiovasculares, que atingem hoje 30% da população em todo o mundo.

Os pesquisadores ainda procuram algumas respostas. Qual é a quantidade necessária de salsa para prevenir as doenças circulatórias na população em geral e qual é a dosagem que pode funcionar como remédio para os pacientes com trombose? Na busca das repostas, eles já chegaram a algumas conclusões animadoras.

Componentes químicos da salsa agem na circulação. Eles impedem a formação de trombos, coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames.

Flávia faz uma demonstração. Uma amostra de plasma que não teve contato com a salsa fica gelatinosa depois da coagulação. Enquanto isso, o plasma sanguíneo que teve contato com a salsa permanece líquido por um longo tempo. Isso mostra que a salsa inibe a formação dos coágulos. A salsa só deve ser evitada pelas mulheres grávidas, pois pode provocar sangramentos.

“No fundo, nossas avós estavam certas. Estamos mostrando que, realmente, a salsa 'afina' o sangue, serve para melhorar a circulação e prevenir a formação de trombos”, diz a bioquímica Russolina Zingali.

Com as novas descobertas, a salsinha, que todos conhecemos tão bem, pode virar um grande remédio.

“Uma pílula de salsa”, adianta Russolina Zingali.

Eles são muito fáceis de achar, estão em todas as feiras, em qualquer mercado. Afinal, não dá para cozinhar sem os temperos. E o melhor: são baratos. Mas nem sempre foi assim. As especiarias já foram muito cobiçadas. E, acredite, elas tiveram o peso cotado em ouro. Era o tempo dos descobrimentos, e os temperos serviam para conservar os alimentos. Hoje, mais do que nunca, a ciência confirma o imenso valor das especiarias.

E na raiz de todas essas descobertas está a sabedoria popular.

A feirante Olinda Ribeiro Costa é uma apaixonada por temperos. Na feira, ela contou que tem em casa um cantinho com tudo de que precisa.

“Fica no terraço. É um pedacinho que eu adoro”, diz.

No alto, protegido do sol pela caixa d'água, está o cantinho de saúde de dona Olinda. Tem um pouco de tudo.

“É muito bom chegar e pegar um galhinho”, diz dona Olinda.

E, como sempre, as dicas do uso dos temperos para a saúde vão surgindo.

“O alecrim é bom para resfriado porque é expectorante”, explica dona Olinda.

Alecrim contra gripe? E não é que dona Olinda tem toda a razão? A comprovação é feita por uma das melhores universidades do país, a Universidade de São Paulo (USP). A Faculdade de Ciências Farmacêuticas estuda os temperos há mais de 20 anos. E uma das conclusões mais recentes é que o alecrim combate o vírus da gripe. O trabalho foi feito em conjunto com o Instituto Butantã.

“Nós estudamos o vírus da gripe, que é o influenza, e observamos que os extratos do alecrim diminuem a replicação viral”, conta o cientista em alimentos da USP Jorge Mancini Filho.

Tudo na cozinha de dona Olinda leva um pouco de verde. No frango, vai sálvia, alfavaca e alecrim. Mas os poderes dessa planta tão cheirosa não param aí. Em testes com animais, a nutricionista da USP Ana Mara Silva descobriu outras qualidades do alecrim: um remédio poderoso contra as complicações de saúde dos diabéticos.

“Pelos resultados, reduziu o colesterol total, os triglicerídios – que são todas as gorduras, que no diabetes estão muito envolvidas com as doenças do coração”, explica Ana Mara Silva.

No mesmo experimento, o extrato de alecrim preveniu a catarata, as doenças nos rins e na retina, que são comuns nos diabéticos. É por isso que o experiente professor Mancini põe o alecrim no topo da lista de temperos indispensáveis na nossa mesa. “O alecrim é considerado a especiaria, associada a todo o conjunto de outros vegetais, com maior atividade antioxidante. É o campeoníssimo”, afirma.

Todos têm antioxidantes, compostos químicos que combatem os radicais livres, aquelas substâncias que provocam o envelhecimento do corpo.

As descobertas no Mercadão de Madureira, no Rio de Janeiro, não terminaram. A feirante Fátima Barros conta que a mãe, a feirante Célia Diniz da Costa, de 78 anos, criou uma mistura poderosa. Dona Célia, que tem sérios problemas de circulação, diz que se mantém em pé, trabalhando, por causa das ervas que usa em chás e na comida.

Dona Fátima revela os ingredientes do tempero de dona Célia: “Hortelã-pimenta, alfavaca, sálvia, manjerona, aipo, que é o salsão, alho-poró, manjericão e hortelã comum. É o tempero da vovó. Ela usa para temperar frango, carne, arroz, feijão. Lá em casa tudo é feito com isso. É muito difícil alguém ficar gripado”.

O Globo Repórter foi conhecer o segredo do tempero de dona Célia. Na cozinha, todos os temperos são bem lavados. Primeiro, elas põem um pouco de óleo e quatro cabeças de alho. Depois, vão acrescentando os maços de temperos, um a um: hortelã, hortelã-pimenta, sálvia, alfavaca, manjerona, alho-poró e aipo. Para completar, cebola e pimentão vermelho, para dar cor.

“Esse trabalho vale a pena porque gastamos menos horas descascando alho e socando cebola, essa lenga-lenga toda. Já fica tempero para toda a família”, conta dona Célia.

A mistura ainda leva sal. Depois de pronto, o tempero é distribuído em potinhos para toda a família.

“É um potinho para cada um”, diz dona Fátima.

Que é gostoso, ninguém duvida. Mas e os benefícios para a saúde? De Madureira para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O potinho da vovó Célia chegou longe. A professora Gláucia Pastore é uma grande conhecedora dos poderes dos alimentos. Ela fica animada com a riqueza da mistura de dona Célia e destaca as suas propriedades: as vitaminas do Complexo B, as fibras, os antioxidantes.

“Consumindo esse tipo de tempero, a pessoa ganha a manutenção da saúde, mais reforço, mais defesa para enfrentar os diversos sistemas invasivos, microorganismos, doenças contagiosas, infectocontagiosas. A pessoa vai estar mais defendida”, explica a cientista em alimentos.

A professora Gláucia Pastore diz que as qualidades de cada tempero são reforçadas com a mistura. E confirma: dona Célia tem razão quando diz que o tempero ajuda a manter a saúde da família.

Gláucia Pastore revela os temperos que não podem faltar na cozinha brasileira: alho, cebola, alho-poró, sálvia e hortelã. E dá uma última dica: “Geralmente, quando se trata de compostos bioativos, mais importante que a dose é a constância. Então, não importa muito se essa dose não é tão igual entre os dias. O importante é que todos os dias se faça uso um pouquinho”.


http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1021377-16619,00-SALSA+PODE+COMBATER+AS+DOENCAS+DO+CORACAO.html

Salsa- Planta para limpar os rins – Propriedades medicinais da salsa-

SALSA – (Apium Petroselinum, Carum petroselinum, Petroselinum Sativum)

A salsa é uma das plantas mais fáceis de serem cultivadas, pois seu plantio não exige nenhum tipo de cuidados especiais, basta semear e colher.
A salsa é conhecida pela humanidade desde os tempos mais remotos e está ligada a inúmeras superstições de diferentes povos e países. Os antigos, a ela atribuíam poderes mágicos, os gregos a incluíam em seus banquetes funerais e entre os louros dos vencedores dos jogos olímpicos.  Os romanos acreditavam que a planta tinha poderes maléficos e que causava esterilidade nas mulheres e mesmo epilepsia nos filhos das mulheres que a tivessem ingerido quando grávidas.

Benefícios da Salsa
Benefícios da Salsa
Propriedades da salsa

Cem gramas de salsa nos fornecem 48 calorias, 3,82g de proteínas, 4,82g de hidratos de carbono e 1,39g de gorduras. A salsa é rica em ferro, cálcio, vitaminas e vários elementos traços indispensáveis ao corpo. Por muitos povos é utilizada em largas doses como recurso para regularizar os períodos menstruais.

Salsa – Saúde ao alcance de todos

A salsa contém apiol que é um dos constituintes do estro-gênio (hormônio masculino), o que a qualifica como aperiente, estimulante, diurética, anti-séptica, peitoral e emenagoga. É excelente como diurético para o tratamento de retenção excessiva de água (hidropisia), bem como para o reumatismo e os cálculos renais.
O suco de salsa também é utilizado para impedir a formação de gases no estômago e nos intestinos. Aplicado em forma de compressa salsa  faz desaparecer hematomas e equimoses, além de eliminar sardas e manchas da pele http://plantas-medicinais.net/salsa-serve-limpar-rins-propriedades-medicinal-salsa.html





Limpeza dos rins com salsa


 
Para limpar os rins, pegue um maço de salsa (Pisum sativum)e lave bem. Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa. Ferva por dez minutos e deixe esfriar. Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira.

Beba um copo todos os dias. Antes de beber, amorne o chá. Você vai perceber que o sal e outros venenos acumulados nos rins saem na urina.

A salsa é um poderoso diurético, curando a retenção de água no organismo, sendo recomendada para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual. Sua alta concentração de vitamina C ajuda na absorção de ferro. O suco de salsa pode ser tomado misturado com outros sucos três vezes ao dia.

Dê preferência à salsa orgânica (cultivada sem agrotóxicos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário