Receitas para emagrecer , eliminar doenças, ter saúde de ferro, aumenta desejo sexual, depois alguns minutos ?
Agrião e Couve e os benefícios para o nosso organismo
| |||||
| |||||
O AGRIÃO tem um sabor único e levemente picante. Contribui para o funcionamento do fígado evitando problemas de memória, ajuda no aumento da imunidade, favorece a digestão, beneficia a saúde do sistema ocular, participando da formação de ossos e dentes e é excelente expectorante. Poucos alimentos fazem tão bem à nossa saúde quanto o agrião.
O agrião é uma ótima fonte de vitaminas A e C, essenciais para quem sofre de problemas nas vias respiratórias, pois uma de suas ações é descongestionante, fluidificante e expectorante.
As vitaminas que compõem o agrião reforçam os sistemas de defesa, protegendo assim o organismo contra infecções causadas por vírus e bactérias, por isso recomendamos esse alimento para combater resfriados e gripes.
O agrião pode ainda aliviar os sintomas desses problemas, já que descongestiona os pulmões, eliminando mucos e melhorando a respiração.
Esse alimento também tem a piridoxina, a vitamina B6 em boas quantidades. Esse nutriente participa de neurotransmissores como a serotonina e dopamina, que dão a sensação de bem-estar, aumentando a concentração e prevenindo a perda de memória.
As vitaminas do complexo B que compõem o agrião são responsáveis pelo crescimento saudável, bom humor e concentração.
Para usufruir dos benefícios, inclua pelo menos 100 gramas de agrião, duas vezes por semana em saladas, lanches e sucos.
A COUVE é rica em fibras tornando-se uma grande aliada no combate à azia, má digestão e outros problemas gastrointestinais.
A do tipo insolúvel aumenta a velocidade do trânsito intestinal, enquanto as solúveis absorvem água, formando um gel que protege as mucosas e confere peso às fezes.
A couve é dotada de ambas as fibras, sendo excelente na defesa do sistema digestivo.
Verduras de cor verde-escura são sempre excelentes fontes de ferro e cálcio. A couve, no entanto é campeã nessa categoria e tem um aditivo: a vitamina C, auxiliando na absorção dos minerais pelo organismo.
Para ser bem aproveitado quanto o ferro das carnes, o ferro das folhas precisa de uma fonte de vitamina C e com isso ajuda a combater e prevenir a anemia.
O cálcio presente na couve ajuda no emagrecimento e é fundamental para a saúde dos ossos e dentes. Flavonóides, carotenóides e outras substancias antioxidantes marcam presença nesse alimento, fazendo assim um verdadeiro aliado da boa saúde.
A couve tem sulforafano, isotiocianato e indóis que atuam no fígado estimulando a produção de enzimas combatendo substâncias cancerígenas e ajudando a prevenir câncer de cólon e mama.
Ainda possui vitaminas B6 e C que juntas fortalecem o sistema imunológico, prevenindo assim infecções.
RECEITINHAS - NINHO DE COUVE
INGREDIENTES:
1 maço de couve em tiras finas, 3 xícaras (chá) de água fervente, 3 colheres (sopa) de azeite, 2 dentes de alho amassados, Sal a gosto, 6 ovos
MODO DE FAZER:
Deixe a couve de molho na água por 10 minutos. Leve o azeite e o alho ao fogo médio até dourar. Junte a couve escorrida, o sal e refogue por 10 minutos. Junte os ovos, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, sem mexer, por 10 minutos ou até os ovos cozinharem. Retire e sirva em seguida.
SUCO DE AGRIÃO E LARANJA
INGREDIENTES:
Suco puro de 4 laranjas pêra, ½ maçã com casca e sem sementes, 4 folhas de agrião com talos, ½ copo (125ml) de água mineral ou filtrada, Mel a gosto
MODO DE FAZER:
No liquidificador, bata o suco de laranja, a maçã, o agrião e a água até ficar homogêneo. Adoce com o mel e beba.
*Esse suco desintoxica o organismo e melhora a imunidade.
RECEITA ANTIMUCO
INGREDIENTES:
1 copo (200ml) de leite quente, 5 folhas de agrião com os talos, 2 colheres (sopa) de mel
MODO DE FAZER:
Ponha o leite numa xícara com cuidado, adicione as folhas de agrião picadas e macere com um pilão ou o cabo de uma colher. Coe, misture o mel e tome morno.
*Ajuda a descongestionar as vias respiratórias.
Agrião – Para que serve – Uso medicinal do Agrião
O Agrião é uma planta conhecida e apreciada desde a mais remota antiguidade. è um vegetal riquíssimo em vitaminas e sais minerais. Nele se encontra cinco vezes mais ferro do que na couve, na alface, e no salsão. Mesmo sobre o espinafre, o agrião leva vantagem, pela maior quantidade de ferro que encerra.
Uso Medicinal do agrião ( Modo de usar)
Usado em saladas cruas, o agrião ajuda na limpeza do fígado, limpa os rins de areias e cálculos, combate o reumatismo, a gota, o artritismo, a inchação das glândulas, a debilidade do coração e dos nervos.
O agrião convém aos diabéticos, porque encerra poucos princípios amiláceos.
O agrião contem apreciável quantidade de iodo, elemento indispensável ao organismo humano e cuja falta perturba o funcionamento da glândula tireóide. Os que sofrem de ácido úrico, em virtude de terem comido muita carne, especialmente de porco, toucinho, salsichas etc., devem comer diariamente uma salada de agrião.
Eis uma boa e simples receita: escolhe-se um punhado de agrião, em quantidade suficiente para encher um prato. Lava-se em água corrente, tempera-se com limão, um pouco de azeite e um pouquinho de sal. se quiser, pode acrescentar fatias de tomate ou azeitonas. Se for acrescentado azeitonas, dispensar o azeite. É importante que se evite o uso de gorduras, mesmo da “boa gordura” como é o caso do óleo de oliva.
O suco de agrião da dose de 60 a 150 gramas por dia, tem a propriedade de melhorar as bronquites crônicas.
Esse suco também é bom para dismenorréia ( menstruação dolorosa),amenorréia (ausência de menstruação ), falta de apetite, debilidade cardíaca,debilidade geral, hepatite, acne, impurezas do sangue, vermes tuberculose etc. Misturando-se o suco de agrião com mel, obtém-se um xarope excelente para combater a tosse, bronquite e tuberculose pulmonar.
Receita do suco de agrião com mel:
Lave o agrião em água corrente e passe na máquina de moer. Quando convertido em massa estenda sobre um pano e esprema bem. Para 300 gramas de suco de agrião, acrescenta-se 300 gramas de mel de abelha, mexendo bem. Guarda-se em frascos bem tapados. Toma-se uma colher de sopa 4 vezes ao dia.
Como qualquer verdura destinada a ser comida crua, o agrião deve ser lavado com cuidado todo especial, em água corrente, a fim de evitar qualquer infecção que possa trazer das águas onde cresce. Como medida preventiva, recomenda-se deixar de molho em água com limão durante uns 20 minutos.
Conheça mais o Agrião e veja seus benefícios.
O agrião é usado na medicina natural por ser muito utilizado nas propriedades curativas e cosméticas.
Ele contém glucosaturtósido, iodo, ferro e as vitaminas A, C e E
Depurativo do sangue e diurético:
Tonificante: Ele é estimulante sobre o organismo, tem como principal conseqüência a ativação do metabolismo, indicado em caso de fadiga e como auxiliar no emagrecimento.
Expectorante: A palavra glucosaturtósido, que descongestiona as vias ao ser aspirado através da infusão do agrião
Cicatrizante:
Suco verde desintoxicante: como fazerConheça as composições e benefícios dos sucos verdes desintoxicantes. Veja algumas dicas de receitas práticas e fáceis de fazer.
Votos 0 - Votar
comentarios (0)
O suco verdeé uma forma de tratamento natural
m combater diversas doenças do nosso organismo. Veja mais.
Composições dos sucos verdes
Os sucos verdes são compostos principalmente por clorofila, que é responsável pela coloração na plantas. A clorofila é excelente para fortalecer o sistema imunológico e eliminar as toxinas presentes no organismo.
Outra substância importantíssima presentes nos sucos verdes
Todas as hortaliças de cor verde são excelentes para a preparação dos sucos, pois são ricas em ácido fólico, importante para a manutenção do sistema nervoso e do sangue.
Por que desintoxicar o organismo
Desintoxicar significa liberar as toxinas presentes no organismo. A nossa saúde é determinada pela capacidade do organismo se auto-desintoxicar. Uma grande parte de doenças está relacionada à ingestão excessiva de substancias que o nosso corpo só poderia aceitar em pequenas quantidades.
Como fazer suco verde desintoxicante
1. Suco couve com maçã verde:
Ingredientes: 1 maçã verde, 3 folhas de couve, 1 rodela de gengibre cru, 1 colher de sopa de semente de linhaça, 1 copo de água;
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem coar, para preservar todas as fibras presentes no suco.
2. Suco de rúcula com abacaxi:
Ingredientes: 3 folhas de rúcula, 1 rodela de abacaxi, 2 talos de erva doce, 2 folhas de menta, meio copo de suco de limão e 1 copo com água;
Modo de preparo: bata os ingredientes no liquidificador, acrescente gelo a gosto e se preferir use adoçante.
3. Suco de couve com cenoura:
Ingredientes: 4 folhas de couve, 2 tangerinas, 4 cenouras pequenas, 1 copo com água;
Modo de preparo: junte todos os ingredientes picados e coloque no liquidificador. Bata até triturar bem os alimentos. Acrescente gelo e adoçante a gosto e beba.
Veja também como fazer a dieta do suco verde
O suco verde desintoxicante
Receitas de Sucos para emagrecer
Suco metabólico
Ingredientes: Gelatina (qualquer sabor), 1/3 cenoura, 1/2 maçã, um pedaço de gengibre e um copo de água gelada. Modo de preparo: Bata a cenoura, a maçã e o gengibre com a água no liquidificador; em seguida coloque duas colheres da gelatina e bata mais um pouco. Não é necessário adoçar.
Suco de Berinjela
Ingredientes: Uma berinjela (qualquer tamanho), uma fatia média de abacaxi, uma colher de sopa de óleo de linhaça e meio litro de água.
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar duas vezes ao dia. Se necessário adoce com adoçante.
Não existe nenhuma dieta milagrosa que faça alguém perder muito peso em pouco tempo. O importante é saber que todas as frutas desempenham um importante papel em nossa saúde, e devem complementar nossa dieta diária. O jeito mais fácil e prazeroso de perder peso e ganhar saúde é fazendo exercícios físicos regularmente.
Suco Verde
O suco verde é uma forma de tratamento natural que é extraída, como o próprio nome diz, da maior parte da alimentação de cor verde que ingerimos. Ele pode combater vários tipos de doenças.
Composição do Suco Verde
A principal composição do suco verde é a clorofila, responsável por essa coloração nas plantas. A clorofila pode fortificar o sistema imunológico, eliminar toxinas, auxiliar no tratamento da anemia e também limpar o intestino.
Outras substâncias importantes que estão presentes nas plantas e que podem nos ajudar quando tomamos o suco verde são o magnésio, fundamental para qualquer organismo, já que é o responsável pelas reações orgânicas e os antioxidantes, que impedem a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento e doenças.
Todas as hortaliças que possuírem folhas verde-escuras são ricas em ácido fólico. Esse ácido é um complexo vitamínico B, que é responsável pela manutenção do nosso sistema nervoso e dos glóbulos vermelhos no sangue.
Receita de Suco Verde
Existem várias combinações de vegetais que podem gerar um suco verde nutritivo e muito bom para a saúde. O modo de preparo é muito simples, misture todos os elementos em um liquidificador e bata com água.
Benefícios do Suco Verde
Suco de Alfafa (broto de alfafa + couve) – melhora o desempenho físico e mental e combate o estresse. Suco de Brócolis (folha de brócolis + haste da flor do brócolis) – previne anemia e combate o envelhecimento. Suco de Agrião e salsa (agrião + salsa + laranja) – combate doenças pulmonares, estimula o fígado e melhora a pele. Suco de Couve (couve + couve-flor + brócolis) – melhora o funcionamento do intestino e previne inflamações. Suco de Pepino (pepino + cenoura + alface) – dá elasticidade à pele, previne quedas capilares e fornece energia ao organismo.
Sopa para Emagrecer
A dieta da sopa é muito utilizada por todo o país e alvo de críticas de diversos especialistas. Ela difere de vários outros tipos de dietas, mas possui uma boa lógica e oferece resultados muito rápidos. O principal ingrediente da sopa para emagrecer é o repolho. Outros legumes também são utilizados no processo. A sopa em uma dieta é aconselhada porque possui muitas fibras; e esse é um bom agente que queima gorduras e calorias.
Sopa para Emagrecer - recomendações
É aconselhável que durante o período da dieta com sopa para emagrecer não se coma nenhum tipo de fritura, os alimentos devem ser assados ou cozidos. É muito bom evitar ingerir bebidas alcólicas, refrigerante com açucar e pão.
Sopa para Emagrecer - duração
A dieta da sopa para emagrecer deve ser feita por apenas sete dias. Ela não pode ser utilizada em um longo prazo mesmo que os resultados sejam muito satisfatórios. A dieta da sopa é para quem quer perder peso rápido em um curto espaço de tempo.
Alguns dos ingredientes básicos para uma boa sopa para emagrecer são: repolho, nabo, berinjela, maços de cebolinha verde, purê de tomate, cebola, vagem picada, maço de aipo picado e cenouras. Linhaça para Emagrecer
Recentemente estourou em toda a mídia a notícia de que a linhaça ajudaria a emagrecer. Inclusive atrizes e apresentadoras fizeram a dieta da linhaça e tiveram resultados satisfatórios. Mas por que a linhaça ajuda a emagrecer e como consumi-la? Confira aqui.
Primeiramente, vamos definir o que a linhaça tem que ajuda a emagrecer. Basicamente são duas substâncias: a lignina e o fitoestrogênio. Eles ajudam na redução do peso, porque ajudam a reduzir o apetite e o colume das células gordurosas (já que não aumenta o número de células adiposas, elas apenas “incham” quando engordamos).
Além disso, a casca da linhaça é rica em proteínas, minerais e vitaminas, é fonte de ácido graxo ômega-3 e ômega-6 e ajuda o intestino a funcionar melhor.
Linhaça para emagrecer
Para perder peso com saúde, acrescente a linhaça em sucos, iogurtes e leite. O melhor é triturar a semente. Mas não guarde-a muito tempo triturada, porque ela acaba perdendo os nutrientes.
E lembre-se sempre de que não é consumindo linhaça em exagero que você vai conseguir emagrecer mais rápido. O consumo em excesso pode prejudicar a membrana das células e interferir na absorção dos nutrientes. Portanto, consuma apenas duas colheres de sopa da farinha de linhaça ou dois copinhos de café de linhaça por dia.
Dieta da Linhaça
O primeiro benefício da linhaça é causar a sensação de saciedade no café da manhã. Isto faz com que a pessoa sinta menos fome durante todo o dia e é isso que causa o emagrecimento.
Para a dieta da linhaça, o ideal é comer a farinha. Portanto, bata a linhaça no liquidificador e adicione no iogurte, no leite desnatado, no suco de fruta ou nas frutas amassadas.
Tome esta mistura de linhaça com alguma bebida ou frutas amassadas no café da manhã. Durante o resto do dia, faça refeições leves e coma durante as refeições principais, ou seja, faça lanches.
Alguns exemplos de alimentos que podem ser ingeridos são barras de cereais, frutas, verduras, legumes, arroz integral, grãos cozidos, gelatinas, biscoitos integrais, etc.
Coma sempre nos horários certos, mesmo que não esteja com fome. Isto é importante para que o seu organismo seja reeducado. E tome bastante água.
Ao iniciar a sua dieta anote o seu peso e faça isso a cada 15 dias no mesmo horário. Crie uma meta e siga até conseguir atingir o seu objetivo. Porém, lembre-se de que esta dieta deve ser seguida para o resto da vida para que o seu peso seja mantido.
Linhaça dourada
Rica em ômega 3, a linhaça dourada tem sido incorporada aos poucos à mesa dos brasileiros. A semente ajuda a perder peso e colabora no tratamento de várias doenças. Saiba mais sobre as propriedades da linhaça dourada e algumas alternativas de consumo.
Se você não resistiu à curiosidade e já procurou pelo produto, deve ter observado que existem dois tipos principais de linhaça: a escura, mais cultivada, e a dourada, mais popular. A diferença entre ambas é mínima: a farinha obtida da semente dourada, por exemplo, é levemente mais suave que a primeira.
Preço da Linhaça dourada
O preço também é um fator diferencial. Nesse ponto, entra em cena a popularidade alcançada pela linhaça dourada, somada ao seu sabor. Dessa forma, o consumidor desse tipo de linhaça paga mais caro. Mas eles garantem que vale a pena.
Motivos para que estejam certos não faltam. A linhaça dourada tem uma série de indicações. A semente é ideal para quem tem problemas nos sistemas digestivo, nervoso, imunológico ou cardiovascular. Além disso, ajuda no tratamento de doenças como depressão, pressão alta, esclerose múltipla e prisão de ventre.
Benefícios da Linhaça dourada
Para completar, a linhaça dourada elimina o colesterol e diminui a ocorrência de gastrite, amigdalite, meningite e várias outras doenças. Batida junto a sucos, garante uma boa dose de disposição para começar o dia. Outras receitas possíveis são acrescentar a linhaça dourada no consumo de frutas, leite, bolos e muito mais.
Mesmo assim alguns nutricionistas advertem: é preciso ter cuidado. Apesar de benéfica, ainda não é aconselhado o consumo excessivo da linhaça dourada. Anote aí a medida ideal: uma colher por dia. Parece pouco, mas ela pode fazer toda a diferença no seu bem-estar.
Farinha de Linhaça
A farinha de linhaça entrou na moda e ganhou um lugar especial na dieta das celebridades e das mulheres antenadas que querem uma vida saudável e, claro, mais magra. O mercado brasileiro está aderindo cada vez mais à farinha de linhaça e à alimentação saudável. Mas muitos ainda resistem em usar a linhaça na dieta diária por não saber como encaixá-la na alimentação cotidiana. O melhor mesmo é adicionar a farinha de linhaça em sucos, iogurtes, shakes, saladas de fruta, cereais matinais e também na fabricação de pães, doces e biscoitos. Pode-se incluir também em pratos salgados. O indicado é comer de uma a três colheres de farinha de linhaça diárias inseridas na alimentação normal. Para comprar a farinha de linhaça, pode-se procurar em lojas especializadas. Há empresas que comercializam a farinha em sachês. Ela deve ser mantida nestes sachês e não ser colocada em outros potes, além de dever ser refrigerada. Isso para que sejam mantidos os valores nutricionais.
Benefícios da Farinha de Linhaça
A farinha de linhaça é uma fonte rica em proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e ácidos graxos poli-insaturados, como o Ômega 3 e o Ômega 6. Esses nutrientes permitem que sejam reduzidas as doenças do climatério, além de ser um ótimo anti-inflamatório natural. Há melhora em quadros de eczema atópico, dermatite, neuropatia diabética, dor no peito, síndrome pré-menstrual, artrite reumatoide, pressão alta e inflamações de maneira geral. E já está comprovado que o uso da farinha de linhaça na alimentação causa saciedade e, com isso, a perda de peso.
Como Emagrecer Rápido
O segredo para perder peso, e principalmente aquela barriga exagerada, é simples porém não é seguido por ser visto pelas pessoas como um verdadeiro sacrifício. Devem ser seguidos dois simples passos.
Primeiro passo de Como Emagrecer Rápido
O primeiro é a redução da alimentação, e a substituição de carboidratos (massa) e lipídios (gordura) por alimentos leves e de fácil digestão. A reeducação alimentar é decisiva na hora de perder peso, a pessoa deve fazer pequenas refeições ao longo do dia.
Segundo passo de Como Emagrecer Rápido
O segundo passo, e o mais óbvio são os exercícios físicos. Na hora de perder peso o que vale são os exercícios aeróbicos, os que queimam gordura localizada. A corrida e a natação são ótimos exercícios para perder peso, pois movimentam vários músculos e articulações.
Chá Verde Emagrece
Todo mundo sabe que o chá verde tem propriedades benéficas ao organismo. E muito se fala sobre a ajuda que ele dá para quem quer emagrecer. Leia neste artigo quais os benefícios do chá verde e como ele pode ajudá-la a ficar mais magra e esbelta.
Diversos estudos com o chá verde já foram realizados por cientistas que queriam descobrir as propriedades desta bebida. E as pesquisas comprovaram que a combinação diária de cinco xícaras de chá verde aliadas a uma dieta de baixa caloria faz com que uma pessoa perca mais quilos do que aquele que somente faz o balanceamento alimentar. A diferença de um para outro chega a ser de 4% a mais de queima de calorias para quem bebe o chá verde diariamente.
Isto acontece porque o chá verde acelera o metabolismo, ajudando, assim, a queimar gorduras. Em perdas reais, a mistura de chá verde com dieta alimentar faz com que a pessoa possa perder até 5kg em duas semanas.
Vantagem do Chá Verde
Além da vantagem de facilitar o emagrecimento, o chá verde também é um antioxidante, ou seja, ajuda no rejuvenescimento da pele e evita o envelhecimento.
Para potencializar o chá verde, acostume-se a tomá-lo sem açúcar ou adoçante. Estas substâncias podem fazer com que ele perca alguns de seus benefícios. Se preferir, adicione apenas uma colher de mel.
Chá das 30 ervas Sobre o Chá das 30 ervas
Quem quer perder uns quilinhos sabe que essa é uma tarefa difícil, que exige bastante esforço e disciplina. Porém, alguns artifícios podem se aliar a dieta para ajudar na perda de peso.
Benefícios do Chá das 30 ervas
O Chá das 30 ervas, por exemplo, tem o poder de auxiliar na eliminação de peso. Esse chá é composto pelas seguintes ervas:
abacateiro alcachofra angélica boldo do Chile cáscara sagrada cajueiro carobinha carqueja cavalinha centelha asiática chá verde chapéu-de-couro dente-de-leão douradinha erva-de-bugre espinheira-santa fucus vesiculosos funcho graviola hibisco jambolão jurubeba maracujá melissa pau magro pau-ferro salsaparrilha sene sete sangrias
Além de ajudar na perda de peso, aumentando o metabolismo do corpo, o chá das 30 ervas também atua controlando a ansiedade, fazendo com que a quantidade de alimentos ingeridos durante o dia diminua. O chá também funciona como laxante e diurético. Por isso, é recomendado que seu uso seja feito com orientação de médicos ou nutricionistas. O chá das 30 ervas é contra-indicado para pessoas que têm tendência a hemorragias, gastrite, miomas ou infecções no intestino. E muito importante: mulheres grávidas nunca devem ingerir este chá. E lembre-se também: o uso do chá deve ser aliado a uma dieta balanceada e saudável para que você realmente consiga perder o peso que deseja.
http://pt.scribd.com/doc/28758055/Receitas-de-Sucos-Para-Emagrecer
Benefícios do AgriãoAgrião: Descongestionante e ExpectoranteOutras Propriedades do Agrião
Além de auxiliar no tratamento de doenças respiratórias, o agrião também:
O agrião ainda é fonte de vitamina B6. Esse nutriente facilita a recepção de serotonina pelo sistema nervoso. Isso quer dizer que o consumo de agrião ajuda a controlar a depressão, aumentando a sensação de bem estar. A vitamina também melhora o humor, a concentração e previne a perda de memória.
Como Consumir o Agrião
O agrião é ingrediente de várias receitas encontradas no Receita Natural, como: o xarope de mel e agrião, o suco calmante e o remédio caseiro para tosse. Os remédios naturais são uma boa forma de se aproveitar os benefícios do agrião. Outra forma de se beneficiar, é incluir a hortaliça no preparo de saladas, sucos e outras receitas. Os especialistas recomendam o consumo de 100g de agrião com talos toda semana.
Agrião
Valores Nutricionais
Quem está com o agrião está com tudo, pois “o agrião é em essência a própria vida”. Quem já teve tuberculose pulmonar curada ou é diabético sabe do valor e da verdade desta frase.
Afinal, com 280mg% de enxofre, 200mg% de potássio, 168mg% de cálcio, 41mg% de fósforo, 35mg% de magnésio, 25mg% de cloro, 20mg% de sódio, 2,6mg% de ferro, vitamina A, B1, B2, C, o agrião entra na alimentação como campeão de virtudes nutrológicas e medicinais, devendo ser consumido principalmente pelas crianças, mulheres grávidas e velhos.
Pronto para tudo e funcionando como um encouraçado de saúde no nosso organismo, o agrião age como diurético, afrodisíaco, mineralizante, fortificante, depurativo, adstringente.
Um dos erros que muitos cometem é o de comer só as folhas e desprezar os talos, que possuem os mais importantes nutrientes desta hortaliça, como iodo, elemento mineral indispensável no metabolismo da tireóide.
É um vegetal rico em antioxidantes, bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra certos tipos de câncer, sendo rico em vitamina C e A e valiosa quantidade de cálcio, ferro e potássio, mas quase não contendo calorias.
O agrião cresce `a beira de riachos, e a melhor época de colheita é o início da primavera. Deve ser bem lavado para remover quaisquer microorganismos patogênicos.
Como escolher e usar
Deve-se escolher o agrião que tenha folhas bem verdes e firmes. Folhas amareladas e murchas indicam um começo de fermentação que desaconselha seu uso. Dessa hortaliça aproveitam-se as folhas e os talos. O principal valor nutritivo do agrião está, em grande parte, nos talos. Um dos erros que muitos cometem é, pois, o de comer só as folhas e desprezar os talos, que incorporam importantes princípios ativos. Bem lavada, galho por galho, essa hortaliça deve, antes de ser utilizada em saladas, ser colocada de molho em uma solução clorada. Tal solução deve ser preparada com um produto à base de hipoclorito de sódio vendido em farmácias e supermercados como higienizador para verduras. Pode ser comido ao natural, como salada, complemento de sanduíches e recheio de assados, mas também pode ser ingrediente de sopas, cremes e purês. Propriedades nutricionais O agrião é composto de 93% de água. Cada 100 g de agrião contém cerca de 23 calorias. O agrião é um dos vegetais folhosos com maior valor nutritivo, sendo, por isso, altamente recomendado seu consumo freqüente em saladas cruas. É riquíssimo em vitaminas e minerais. Nele se encontra mais ferro do que na couve e na alface. Contém, igualmente, boa proporção de cobre. Também é fonte de vitamina A, B1, B2 e B3. É alimento rico em enxofre, cálcio, vitamina C, iodo e ferro, minerais de grande importância para o organismo. Benefícios à saúde Tonifica o estômago e abre o apetite. É diurética, adstringente, antiescorbútica, refrescante, fortificante, antidiabética e depurativa. Apresenta real valor contra as enfermidades da pele, como herpes, borbulhas etc. É também bom para curar icterícia. Tem sido igualmente recomendado nas enfermidades do fígado e dos rins. Em saladas, come-se agrião para combater o reumatismo, gota, artritismo, inchação das glândulas, debilidade do coração e nervos. O suco de agrião tem virtudes vermífugas. O agrião encerra também apreciável quantidade de iodo, elemento indispensável ao organismo humano e cuja falta perturba o funcionamento da glândula tireóide. As mulheres grávidas não devem comer agrião em grandes quantidades, pois se supõem que possa ter efeito abortivo. Clique no nome da receita para ver a foto em tamanho grande, ingredientes, modo de preparo e dicas: Rabada com Batata e Agrião Clique aqui e veja todas as receitas Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto. O tratamento de doenças deve ser realizado com acompanhamento médico. Clique aqui para ler a bibliografia
http://comendobem.wordpress.com/tag/beneficios-do-agriao/
|