segunda-feira, 17 de março de 2014

Delegada Polícia Civil Governo Estado RJ Martha Rocha

Facebook https://www.facebook.com/delegadamartha.rocha






























Nova chefe de polícia do Rio gosta de disciplina e salto alto

Martha Rocha, primeira delegada a ocupar o cargo diz que “mulher não precisa de força física para fazer o trabalho bem feito

Flavia Salme, iG Rio de Janeiro
Isabela Kassow
A missão da chefe de polícia é comandar 12 mil agentes da corporação
Com 1,52 m de altura, a nova chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro reconhece que jamais desce do salto alto na hora de trabalhar. Martha Rocha também já avisou que calça comprida ela não veste quase nunca. Em seu armário, apenas vestidos e saias. Os cabelos, cortados na altura do pescoço, estão impecavelmente coloridos de castanho, com tons acobreados. As unhas nunca perdem a cor, mas no rosto a maquiagem é apenas nuance. Desde que ganhou os holofotes por ser a primeira mulher a assumir a chefia de polícia do Rio, Martha Rocha tem sido frequentemente questionada sobre a vaidade que diz ter “na medida certa”.
Leia também: 
- Entrevista exclusiva: Chefe de polícia do Rio diz que sua arma é uma ‘caneta esferográfica’ 

Na véspera de tomar posse dedicou algumas horas do dia 17 de fevereiro para caprichar no visual. E foi até Ipanema, na zona sul, investir no modelito – um tailleur branco comprado em uma loja multimarcas discretamente abrigada em um edifício na Rua Visconde de Pirajá. A escolha foi rápida: a delegada “bateu o olho” na peça e a selecionou. Com o único pedido de que fosse ajustado às pressas para o dia seguinte – o da cerimônia. Trabalho mesmo ela teve com a escolha dos sapatos, pretos, que só foram comprados na quinta loja que visitou, na galeria Fórum de Ipanema, uma das mais chiques do bairro. 

Mais vitórias que derrotas 
Filha do meio de um casal de portugueses de uma aldeia de Trás-dos-Montes, criada na Penha, bairro do subúrbio do Rio, Martha torce pelo Vasco, embora reconheça que não entende nada de futebol. 
A mulher mais poderosa da Polícia Civil do Rio afirma que antes de tudo é uma pessoa simples: valoriza a lealdade, não liga para roupas de marca, mora em apartamento na Tijuca – tradicional bairro de classe média na zona norte do Rio – e frequenta missa todos os domingos. Devota de Nossa Senhora da Conceição, solteira, e sem filhos, Martha acumula o mais alto posto da polícia investigativa carioca com os cuidados com um sobrinho de 18 anos, filho da irmã caçula, que está em sua companhia para fazer vestibular. 

A trajetória de ascensão da delegada se mistura às bandeiras de causas femininas que marcam sua história. A primeira luta que travou quando entrou para a polícia foi pela construção de um banheiro feminino na 4ª DP (Praça da República), onde era a única mulher no plantão. Conseguiu. De lá para cá, registrou mais vitórias que derrotas. 

Aos 51 anos, Martha foi alçada ao novo cargo após recente crise na Polícia Civil do Rio que culminou com o indiciamento de seu antecessor, delegado Alan Turnowski, por vazamento de informações em favor de policiais acusados de corrupção. Sua missão é comandar os 12 mil agentes que integram a corporação, garantir a lisura e melhorar a imagem da instituição. Ao justificar sua escolha, o secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame, negou que a questão de gênero tenha influenciado (embora ela própria se assuma feminista): “Ela não assume o cargo por ser mulher, mas por uma história de 28 anos na polícia. Seu nome foi uma unanimidade”, afirmou em coletiva em meados de fevereiro. 

Isabela Kassow
Martha Rocha em seu gabinete: orquídeas dão o toque feminino
“A polícia me seduziu, não existe rotina” 
Antes de virar chefe de polícia, a delegada Martha Rocha estudou em escola pública, foi professora primária e se formou bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em busca de estabilidade, passou em um concurso para escrivã da Polícia Civil em 1983 (quando brigou pela implantação do banheiro na 4ª DP), mas só virou delegada em 1990. 

Dois anos depois, Martha participou da implantação da Delegacia de Apoio ao Turismo (Deat). A partir daí, foi seguidamente convidada a “apagar incêndios”. Em 1993 assumiu o comando do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), em substituição ao delegado Élson Campello, acusado na ocasião de enriquecimento ilícito. 

Outra pedra no caminho da delegada apareceu no meio de seu gabinete, em 1993, quando seu então namorado, e chefe de gabinete, delegado Inaldo Santana, foi preso ao tentar intermediar o pagamento de propina de bicheiros para o então corregedor. Na época, 14 policiais civis foram acusados, dos quais 11 eram delegados. 

Apesar do constrangimento, Martha não se abalou. Considerada amiga do governador Nilo Batista, foi indicada por ele ao cargo de corregedora da Polícia Civil, em 1994, e assumiu a subchefia da corporação, em 1999. Em 2004, concorreu ao cargo de vice-prefeita do Rio (pelo PSB) na chapa do petista Jorge Bittar. Em 2006, tentou, sem sucesso, uma cadeira de deputada na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Até ser convidada para o mais alto comando da instituição, a delegada era a diretora geral da Divisão de Polícias de Atendimento à Mulher (Dpam). 

Ao explicar a escolha pela carreira policial, ela afirma: “Tem que ser criativa, se adaptar às mais diferentes situações, porque não há rotina. Na polícia nenhum dia é igual ao outro”. 

Fama de xerife
 
Martha não gosta que a Polícia Civil do Rio seja chamada de corrupta. “Não tenho dúvida de que recebo uma instituição com mulheres e homens valorosos. Peço a todos que tragam comigo o amor pela Polícia Civil”, declarou durante a posse. 

Conhecida por gostar de metas, ela já estabeleceu algumas que deverão ser cumpridas por seus subordinados: a partir de agora, cada delegado transferido de unidade só poderá levar consigo 10% do seu efetivo. Também determinou que cada delegado terá a obrigação de relatar com êxito pelo menos 15 inquéritos por mês. E cada delegacia terá de fazer, pelo menos, uma prisão por semana. Policiais, em serviço, terão de ser sempre gentis, educados e “barbeados”. 

Martha adotou medidas “duras”, que reforçam nos corredores da corporação sua fama de “xerife”. Entre elas, abriu mão dos PMs cedidos para as delegacias, que voltaram aos seus batalhões de origem. E, às vésperas do carnaval, cortou privilégios de policiais na Marquês de Sapucaí, onde desfilam as escolas. Ela devolveu à Liga das Escolas de Samba (Liesa), o camarote que era usado por familiares dos agentes que trabalham na passarela do samba. Ela justificou a medida afirmando que a prioridade da polícia no local é “trabalhar”.


    http://delas.ig.com.br/comportamento/nova-chefe-de-policia-do-rio-gosta-de-disciplina-e-salto-alto/n1596822876341.html



    ‘Polícia está pronta para a Copa’, diz Martha Rocha



    
A delegada Martha Rocha, que deixará a chefia de Polícia para se lançar na política -
Foto: Agência O Globo / Fabiano Rocha
    A delegada Martha Rocha, que deixará a chefia de Polícia para se lançar na política -Agência O Globo / Fabiano Rocha
    RIO - Após quase três em frente à Polícia Civil do Rio, a delegada Martha Rocha deixa o cargo nesta sexta-feira para se dedicar à vida política. Nos quase 3 anos em que ficou cargo, foram demitidos 76 policiais, sendo 4 delegados. Na entrevista abaixo, ela faz um balanço de sua gestão.
    No início da sua gestão, a senhora cobrou mais a repressão ao jogo de bicho. O que mudou de lá para cá?
    Hoje o bicho está mais escondido. Você não vê mais os anotadores agirem de forma ostensiva. Vai ter um momento em que a sociedade terá que se decidir quanto a isso. Mas nós continuamos fazendo as operações.
    Surgiram outras prioridades?
    Nossas ações foram muito maiores do que a repressão ao bicho. Não houve nenhum homicídio que a DH (Divisão de Homicídios) não tenha resolvido. Tivemos também prisões de repercussão, como a dos traficantes FB e Mica, do Alemão.
    A instituição sofreu críticas nas investigações em favelas pacificadas. Foi por isso que se decidiu instalar delegacias no Alemão e na Rocinha?
    A decisão recente de implantar as duas delegacias nas comunidades pacificadas foi, justamente, para prestarmos um serviço de qualidade, dando status aos moradores.
    Qual foi o principal desafio da sua gestão?
    Sem dúvida foi o caso Juan (Moraes, de 11 anos, assassinado em 2011 numa favela em Nova Iguaçu). Foi um aprendizado. Depois desse episódio, foram criados protocolos a serem seguidos, como a manutenção do local de crime para a perícia e a apreensão de armas dos policiais envolvidos. Além disso, o fato serviu também para discutirmos a questão do auto de resistência.
    Mas em sua gestão aconteceram também os assassinatos da juíza Patrícia Acioli e do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, ambos envolvendo oficiais da PM. Como ficou a relação com essa corporação?
    Eu sempre disse que o nosso objetivo era chegar à verdade. Lamento que as investigações tenham concluído que o crime teve a participação de policiais militares, mas eu acho que a PM tem excelentes quadros. Não há investigação que a polícia não possa fazer, assim como local em que a Polícia Civil não possa entrar. Sempre tive uma relação muito cordial com os comandantes da PM.
    Qual foi o ponto positivo da sua gestão?
    A administração foi capaz de falar com toda a sociedade civil. Temos grupos de trabalho com as torcidas de futebol, com o pessoal da consciência negra, com os que lutam contra a intolerância religiosa. Nas questões de homofobia, por exemplo, ganhei até o título de musa LGBT.
    Quantos policiais foram demitidos de fevereiro de 2011 até hoje?
    Foram 76 policiais, sendo quatro delegados.
    Há algum projeto da senhora que ainda esteja sendo tocado?
    Temos o projeto Entrevista Investigativa, em parceria com o Ministério Público e as secretarias de Saúde do Estado e do Município. Vamos supor que uma mãe leve uma criança com suspeita de maus-tratos, uma vítima da violência. Se o fato for constatado pelos médicos, a gente vai fazer com que a criança conte sua história apenas uma vez para uma equipe de psicólogos e investigadores da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV). Hoje, os policiais estão sendo treinados, e a nossa ideia é que o serviço seja instalado no primeiro trimestre deste ano.
    A Polícia Civil está preparada para a Copa?
    A Cidade da Polícia, que custou R$ 174 milhões, já diz tudo. O nosso estande de tiro é igual ao do FBI. Hoje as delegacias são grandes bancos de dados. Não tem mais aquela história do policial que leva a investigação em fichinhas para casa. Temos o Live Scan (equipamento usado para identificar uma pessoa pelas digitais em tempo real). Digo com tranquilidade: a polícia está pronta para atender qualquer demanda nos grandes eventos. Termino esta gestão com 33 delegacias inseridas no programa Delegacia Legal. Quando eu digo que a Polícia está pronta para a Copa, é porque está pronta.
    A senhora tem alguma ideia de quem será o seu sucessor?
    Não arrisco um nome e não perguntei isso ao secretário (de Segurança, José Mariano Beltrame). Acho que não me compete participar dessa escolha. Este lugar não me pertence mais. Só posso desejar sucesso e boa sorte para quem se sentar nesta cadeira.
    O que a senhora pretende fazer na política?
    Ainda não discuti isso com o partido (PSD).

      em http://oglobo.globo.com/rio/policia-esta-pronta-para-copa-diz-martha-rocha-11446486#ixzz2wFBq5gH2 
    http://oglobo.globo.com/rio/policia-esta-pronta-para-copa-diz-martha-rocha-11446486


    Confirmada a saída da delegada Martha Rocha da chefia da Polícia Civil

    • Ela deixa o cargo no dia 31 de janeiro para seguir carreira política
    Martha Rocha antecipa saída da chefia de polícia do Rio Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo
    Martha Rocha antecipa saída da chefia de polícia do Rio Thiago Lontra / Agência O Globo
    RIO - A assessoria da Polícia Civil confirmou a saída da delegada Martha Rocha da chefia da corporação. Conforme antecipado nesta quinta-feira pela coluna de Ancelmo Gois, a delegada antecipou sua saída e vai deixar o cargo no próximo dia 31 de janeiro, com o objetivo de seguir carreira política. A assessoria, no entanto, não confirma o nome do sucessor de Martha Rocha.
    "Na semana passada, Martha Rocha procurou o secretário de Segurança José Mariano Beltrame para informá-lo que avalia a possibilidade de seguir carreira política. A delegada resolveu antecipar sua saída por entender que o secretário precisa de tempo para planejar-se, já que este ano a cidade sediará grandes eventos", diz a nota da Polícia Civil.
    O delegado Cláudio Ferraz, apontado como um possível sucessor de Martha Rocha, afirmou que ficou sabendo da informação pela Coluna do Ancelmo Góis. Ele disse, entretanto, que está à disposição para assumir a nova função.
    Com 30 anos de polícia, Martha Rocha foi a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do Rio. Ela assumiu o cargo em 15 de fevereiro de 2011, após uma grande crise na instituição que arranhou o então chefe, Allan Turnowski, que caiu após a realização da Operação Guilhotina, feita pela Polícia Federal, que prendeu cerca de 30 policiais civis e militares acusados de envolvimento com o crime no Rio.

    em http://oglobo.globo.com/rio/confirmada-saida-da-delegada-martha-rocha-da-chefia-da-policia-civil-1-11384817#ixzz2wFB9xno5 

    http://oglobo.globo.com/rio/confirmada-saida-da-delegada-martha-rocha-da-chefia-da-policia-civil-1-11384817

    “Nos próximos meses, não vou namorar ninguém mesmo!”, disse Martha Rocha, a delegada de 51 anos que, a partir de hoje, vai comandar 12 mil policiais no Estado do Rio. Solteira, sem filhos, “bem comportada” segundo ela, nada em sua vida agora é mais importante do que o desafio de tornar a Polícia Civil do Rio uma instituição acima de qualquer suspeita.
    Vascaína sem entender nada de futebol, adepta da “caminhada enganosa” e avessa a musculação, Martha Rocha tem nome de miss por acaso. Seu pai, dono de padaria, “português de uma aldeia de Trás-dos-Montes” – nas palavras da delegada –, decidiu ignorar o nome da moda na época, Márcia. Resolveu chamar a filha do meio de Marta, porque a Márcia de sua aldeia tinha tido uma vida infeliz e ele acreditava nesses sinais. Mas o pai queria seis letras. E inseriu o “h”. Foi registrada como Martha Mesquita da Rocha.
    Ela foi criada no subúrbio da Penha, no Rio, numa família muito católica. Como várias mulheres de sua geração, decidiu ser professora primária. E foi para a polícia quase por acaso, ao fazer um concurso para escrivã, há 27 anos. Fez outro concurso, dessa vez para delegada, em 1990. Atuou em casos estrepitosos, como o do sequestro do ônibus 174 no bairro do Jardim Botânico, que virou filme e documentário. E também no terrível assassinato do menino João Hélio. A imprensa consagrou então o nome Martha Rocha, o mesmo da exuberante miss Bahia e miss Brasil que, por uma injustiça do júri em 1954, não se tornou miss Universo aos 18 anos, por ter duas polegadas a mais nos quadris tão nossos, tão brasileiros.
    Quando vi a delegada Martha Rocha ontem no terraço do prédio da Policia Civil, no meio de homens bem altos e fortes, todos de terno, assessores diretos e seguranças, tive uma certa surpresa. Ela tem 1,52 metro de altura, usava um vestido vermelho de bolinhas brancas, franzido abaixo dos seios, com comprimento na altura do joelho. Os sapatos tinham saltos altíssimos, com uma fivela brilhante lateral. Os cabelos cor de cobre estavam arrumados num corte mais convencional, ajustado a sua idade (“tenho quase 52, meu aniversário é dia 30 de abril”), o sorriso constante criava uma leve covinha no rosto, a pele boa era valorizada por uma maquiagem bem discreta, nada acentuando os olhos, o batom cor de terra hidratava os lábios. Usava brincos pequenos de argola, um anel com pérolas, e um colar fino com um pingente de Nossa Senhora da Conceição.
    Andava devagar, sem pressa nem ansiedade. E nada em sua aparência me fazia ligar a pessoa à situação. Martha Rocha está assumindo a chefia da Polícia Civil no meio de uma crise sem precedentes na história de uma instituição que já viu vários chefes decapitados por operações Guilhotina, acusados de crimes que vão do simples desvio de conduta a casos escabrosos de corrupção e ligações com milícias e grupos de extermínio. Seu antecessor, Allan Turnowski, foi indiciado, embora não exista ainda uma prova concreta contra ele. Vários delegados e policiais foram presos ao fim de quase dois anos de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público, em parceria com o secretario de Segurança Beltrame.
    Não que eu esperasse encontrar uma mulher machona, porque os últimos machões da Civil não parecem ter dado muito certo. Mas a serenidade de Martha, sua simplicidade, seu jeito tímido de cruzar os braços, desconfortável com as fotos e a súbita fama, seu sorriso nada forçado… esse conjunto todo da nova chefe me desconcertou. Pensei – e logo me perguntei se não seria preconceito: ‘será que ela terá pulso?’ E tratei de mudar o pensamento. A única autoridade, nesse momento de crise, virá do caráter e da lisura.
    A conversa com Martha em seu gabinete tinha prazo curto. Ela tinha hora marcada com a manicure, para estar com as mãos e unhas em ordem na cerimônia de posse, hoje à tarde. Um detalhe cuja importância talvez só as mulheres compreendam. Pela manhã, perguntei a Beltrame por que exatamente ele havia escolhido Martha: “Ela tem quase 30 anos de polícia. Fez de tudo. Foi escrivã, policial, investigadora e delegada. Sua ficha é totalmente idônea. Seu nome é uma unanimidade. E vocês, mulheres, estão arrebentando a bola do balão! Até hoje, nunca me arrependi de todas as vezes em que coloquei mulheres em postos-chaves. E tenho certeza de que não vou me desiludir com ela”, me disse por telefone o secretário de Segurança, pouco antes da cerimônia de posse.
    Aqui vão alguns trechos da entrevista com a nova chefe de Polícia Civil:
    FAMÍLIA E RELIGIÃO
    “Sempre fomos católicos praticantes, éramos todos ligados à igreja Santo Antônio dos Pobres, no subúrbio da Penha, onde fui criada. Meu pai foi velado ali. Vou à missa todo domingo, agora na igreja que fica na esquina da rua de minha casa, na Tijuca. Sou fruto da escola pública. Estudei Direito na UFRJ, quando lecionava como professora primária. Tenho uma irmã pedagoga e um irmão consultor de vendas. Sou a do meio”.
    CARREIRA NA POLÍCIA
    “Foi por acaso. Fiz um concurso para escrivã em 1983 e depois para delegada em 1990. Eu tive dúvidas se deixava de ser professora. Mas meu pai me estimulou. Ele era feminista sem saber. A polícia me seduziu, me cativou, não há um dia igual ao outro. Não existe rotina. Sei hoje que me preparei a vida toda para este momento. Para sentar nesta cadeira de chefe de polícia. Mas só soube agora. Porque foi uma surpresa total para mim quando o secretário Mariano (José Mariano Beltrame) me chamou para conversar e depois confirmou meu nome. Acho que só ali tive a sensação do reconhecimento de uma trajetória, de uma vida dedicada ao trabalho”.
    AMOR E CASAMENTO
    “Nunca me casei, mas não foi por causa do trabalho. Simplesmente não aconteceu. Nunca fui namoradeira. Acho que sou muito chata, exigente. E sempre fui muito comportada. Às vezes eu digo que casei com a polícia. Mas acho que nada é mais importante agora para mim do que o desafio de transformar a Polícia Civil, de implementar projetos, metas, resultados, sempre pensando no tripé competência, qualificação e ética. Nos próximos meses, não vou namorar ninguém mesmo!”
    LAZER E EXERCÍCIOS
    “Levo uma vida muito simples. Além do trabalho, tenho amigos muito antigos, gosto de ir ao cinema. Ler está difícil. Comprei a biografia da (colombiana) Ingrid Betancourt, mas não tive tempo de ler. Eu me cobro mais exercícios. Detesto musculação. Faço uma caminhada meio enganosa. Mas só isso. Sou vascaína, mas não entendo nada de futebol. Não fumo. Bebo água o dia inteiro”.
    MODA E BELEZA
    “Compro roupa sempre na mesma loja em Ipanema, porque detesto fazer compras. O que não pode faltar em meu armário, jamais, são sapatos de salto alto. Por causa de minha altura, claro. Sempre uso salto. Tanto que eles não me provocam nenhum desconforto. Estou acostumada, o dia inteiro. Maquiagem, quase não uso. Uma base, um batom, no máximo”.
    MULHER NA CHEFIA
    “Acho que mulheres tendem a ser mais pragmáticas, mais rápidas nas decisões, por natureza mesmo. Eu falei com a nova secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, ela me ligou dando os parabéns, e logo combinamos nos encontrar na próxima terça-feira no Rio para trocar informações e pensar em projetos comuns. Só a havia encontrado numa conferência nacional sobre homofobia. Nós, mulheres, temos um certo despojamento. Não damos tanta importância a alguns rituais de poder ou cargos. Queremos resultados. Além disso, por ser a primeira mulher neste cargo no Rio, eu sinto como se tivesse mais responsabilidade, mais compromisso de dar certo, em nome de todas as mulheres. Pode parecer bobagem, mas acho que as mulheres que rompem barreiras pensam assim”.
    CRISE E FUTURO
    “A palavra crise não faz parte de meu vocabulário. As acusações e os crimes levantados pelas últimas operações não dizem respeito a minha história dentro da polícia. Nem de toda a instituição, mas de alguns grupos. Às 10h da manhã de sábado, estarei reunida com cerca de 20 pessoas de minha equipe para traçar as grandes linhas e prioridades de nossa gestão. Preciso conhecer melhor o presente, preciso ouvir a todos. Entre meus objetivos, está o de fortalecer a Corregedoria para que a gente não precise mais da intervenção da Policia Federal ou de qualquer forca externa para corrigir nossos rumos e cortar na nossa carne. A Polícia Civil precisa fazer isso, precisa investigar a si mesma, com transparência, para ganhar a confiança da população. Precisamos também dar um atendimento respeitoso, eficiente e ético àquela mulher com uma penca de filhos ou a qualquer cidadão que chega a uma delegacia com seu problema. Compartilho a visão de especialistas que dizem que o policial civil é o pedagogo da sociedade. Ele tem uma função educativa. Precisamos transmitir uma boa imagem e dar o bom exemplo”.
    http://www.feminismo.org.br/livre/index.php?option=com_content&view=article&id=3455:quem-e-martha-rocha-a-nova-chefe-de-policia-civil-do-rio-nao-vou-namorar-nos-proximos-meses&catid=125:geral&Itemid=519

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário